Letras

Alunos da ENS participam da primeira colação de grau presidida pelo reitor eleito

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA), realizou, na última sexta-feira (11), no auditório da reitoria da instituição, a cerimônia de outorga de grau de 45 acadêmicos da Escola Normal Superior. Essa foi a primeira colação de grau presidida pelo reitor eleito pela comunidade acadêmica, Cleinaldo Costa, depois da eleição direta realizada este ano.

Cleinaldo Costa e o vice-reitor Mario Bessa foram eleitos, com 50,42% dos votos válidos, no dia 21 de março. Juntos, eles compuseram a chapa 14 para participar da primeira eleição direta para escolha dos dirigentes máximos da UEA.

Os alunos que participaram da cerimônia são dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Geografia, Letras, Matemática e Pedagogia da Escola Normal Superior (ENS).

Para o formando do curso de Ciências Biológicas, Thiago Ribeiro, que também é servidor da UEA, a sensação é de início de uma nova fase na carreira profissional. “Não foi fácil chegar até aqui. A partir de agora o meu objetivo é tentar melhorar a educação do Amazonas e de qualquer lugar que eu vá exercer a minha licenciatura”, disse Ribeiro.

A diretora da ENS, Eglê Betânia Portela, disse que um dos maiores dos desafios profissionais desses agora ex-alunos da UEA será a desigualdade social que existe na educação brasileira. “A responsabilidade de vocês é enorme. O Brasil precisa de professores que sejam capazes de educar e de ensinar. É preciso 'fundar novamente' a escola pública desse país, e isso vai acontecer como comprometimento dos senhores. Sempre pautados na ética e no respeito”, finalizou.

FONTE: Site UEA - Por Paulo Bahia